April 23, 2020

YouTube começa a banir conteúdos infundados sobre COVID-19 da plataforma

YouTube começa a banir conteúdos infundados sobre COVID-19 da plataforma

O YouTube começou a excluir de sua plataforma vídeos que transmitam informações infundadas sobre COVID-19, segundo a CEO, Susan Wojcicki. A partir de agora, apenas conteúdos que sigam as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) poderão continuar a circular no site.

O movimento é motivado por um aumento do tráfego em vídeos que transmitem informações infundadas, notícias falsas, relacionadas à pandemia global do COVID-19, e que podem afetar o público negativamente – com potencial risco a vidas, inclusive.

Em entrevista à rede CNN, Wojcicki citou exemplos de conteúdos danosos que serão banidos: "Pessoas dizendo, 'tome vitamina C, nós vamos curá-lo'. Esse tipo de coisas que seriam uma violação à nossa política. Qualquer coisa que vá contra as recomendações da Organização Mundial da Saúde seria uma violação."

Segundo Wojcicki, o YouTube viu um aumento de 75% na demanda por fontes com credibilidade durante a pandemia, o que aumenta a responsabilidade da plataforma em minimizar a disseminação de informações falsas.