December 23, 2019

Ram Dass, um dos "guias" espirituais de Steve Jobs, morre aos 88 anos

Ram Dass, um dos "guias" espirituais de Steve Jobs, morre aos 88 anos

Se você quiser entender mais profundamente como pensava Steve Jobs, e por que o mítico cofundador da Apple fez o que fez ao longo de sua carreira, esqueça as biografias tradicionais. Você precisa mergulhar mais profundamente no lado espiritual de Jobs, e entender quais foram as fontes nas quais ele bebeu para formar sua visão de mundo. Entre essas fontes, está o livro Autobiografia de um Iogue, do santo indiano Paramahansa Yogananda, mas também o clássico da contracultura americana Be Here Now, escrito por Ram Dass – um explorador da consciência e professor espiritual que faleceu no último domingo, aos 88 anos.

Ram Dass ficou conhecido pela associação, nos anos 1960, com o professor Timothy Leary, outro pioneiro da contra-cultura. Juntos, eles exploraram o uso do LSD como ferramenta de expansão da consciência, de percepção de outras realidades além da mente condicionada, e de busca de uma vida mais completa, saudável, e feliz.

Em seu livro, Be Here Now, publicado em 1971, Ram Dass reconta essa sua jornada, e como em determinado ponto, ele sentiu o impulso de buscar na Índia uma resposta mais profunda para os achados que ele vinha fazendo na América com o uso do LSD e de outros psicodélicos. Durante uma viagem ao país dos iogues e santos milenares, ele encontrou essa resposta na forma de um guru: Neem Karoli Baba Mahara-ji.

Ram Dass conta no seu livro uma experiência marcante com o santo indiano. Ele ofereceu ao guru uma dose cavalar de LSD, prontamente consumida pelo iogue, que para o espanto do americano, não sofreu qualquer efeito.

Essas histórias são compiladas no livro, junto a relatos de como a espiritualidade da Índia e a energia do guru lhe abriram uma nova forma de ver a vida, tão diferente daquela cultivada pela mente condicionada ocidental. Qualquer curioso, entusiasta em buscar novas formas de pensar a vida, o universo, enfim, sua visão de mundo, vai encontrar em Be Here Now uma poderosa ferramenta de expansão da consciência. Foi por isso que o jovem Steve Jobs se atraiu tanto pelo livro; e segundo relatos de seus biógrafos, foi esse também um dos grandes incentivos para sua famosa viagem para a Índia.

Por esse e outros motivos, Ram Dass tem um lugar de destaque no cânone dos mestres espirituais que influenciaram positivamente a sociedade no século XX e avante. Descanse em paz, professor!