October 3, 2019

Uber lança aplicativo para ajudar pessoas a encontrar vagas temporárias de trabalho

Uber lança aplicativo para ajudar pessoas a encontrar vagas temporárias de trabalho

Amaldiçoado por um modelo de negócios baseado na exploração de trabalhadores em situação de fragilidade econômica no mundo todo – e mesmo assim com dificuldades em gerar lucro sustentável no longo prazo –, o Uber está à procura de diversificar. Sua última novidade é o Uber Works, um aplicativo focado em ajudar pessoas a encontrar vagas de trabalho temporário, como de limpador profissional, cozinheiro, operário de estoque, entre outros.

A ideia, segundo a empresa, é oferecer uma solução "baseada em tecnologia" com meios "mais rápidos e fáceis" para as pessoas conseguirem trabalho, "melhorando a experiência para trabalhadores e donos de negócios".

Na prática, a Uber vai conectar candidatos às vagas oferecidas por agências especializadas nesse tipo de emprego, usando seu know-how técnico no desenvolvimento de sistemas de intermediação via aplicativos de smartphone. A empresa, que fatura mais de 3 bilhões de dólares anualmente com seu serviço de transporte de passageiros, deixa claro que toda a responsabilidade trabalhista ficará por conta das agências, e que ela trabalhará apenas como "mediadora" – um movimento que faz sentido, já que no mundo todo a Uber enfrenta uma verdadeira guerra por conta de seu modelo socialmente irresponsável.

Inicialmente, o Uber Works estará disponível apenas nos Estados Unidos, em Chicago, mas deve se expandir gradualmente para outras geografias onde a empresa já atua. Talvez seja questão de tempo para ele chegar ao Brasil.

E você, o que acha do modelo de negócios da Uber e do Uber Works? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: TechCrunch