June 3, 2020

Trabalhador da Tesla contrai COVID-19 após polêmica reabertura da fábrica

Trabalhador da Tesla contrai COVID-19 após polêmica reabertura da fábrica

Um trabalhador de uma fábrica da Tesla – a fabricante de carros elétricos e painéis solares de Elon Musk – no estado de Nova York testou positivo para a COVID-19, doença causada pelo coronavírus, após a reabertura da unidade, em maio. Este é o quarto funcionário da empresa a contrair o vírus, mas o primeiro desde a reabertura – que ainda ocorre de forma parcial.

A empresa não se pronunciou publicamente sobre o trabalhador doente. A notícia foi divulgada por um funcionário ao site The Verge.

A Tesla e seu presidente, o empresário Elon Musk, foram o centro de uma polêmica no mês passado, quando Musk liderou uma campanha – com apoio do presidente americano Donald Trump – pela reabertura de suas fábricas, mesmo com alertas de especialistas e organizações de saúde de que levar seus funcionários de volta ao trabalho poderia causar o adoecimento deles e o espalhamento da COVID-19 em um país onde as mortes já passam das 100 mil. Mesmo assim, Musk seguiu em frente com o seu plano – pois corre o risco de receber multas por não cumprir com metas de empregabilidade acordada com os estados em troca de subsídios, além de atrasar o cronograma de produção. Chegou a desafiar as autoridades que o prendessem, pois ele iria reabrir de qualquer forma. Aí, recebeu apoio de Trump. O presidente americano – atualmente acuado pelos protestos antirracistas e pelo avanço do coronavírus – publicou uma mensagem no Twitter suportando Musk contra o estado da Califórnia.

Agora, com a notícia de um novo doente em suas fábricas, Musk ainda não revelou se haverá mudança no cronograma de reabertura.

Fonte: The Verge