November 6, 2019

Tesla vai revelar novo modelo de pickup elétrica, e promete algo como "saído de Blade Runner"

Tesla vai revelar novo modelo de pickup elétrica, e promete algo como "saído de Blade Runner"

A empresa fabricante de veículos elétricos Tesla – propriedade do excêntrico bilionário sul-africano Elon Musk – revelou a data em que vai apresentar o seu novo modelo, uma pickup elétrica chamada Cybertruck. Será em um evento no dia 21 de novembro, no estúdio de design da empresa, em Los Angeles, na Califórnia.

Musk vem falando sobre esse projeto desde 2013, e recentemente deu algumas dicas de como será o design do veículo, ainda inédito, exceto por um teaser misterioso que revela pouco do carro (e que ilustra essa matéria). O empresário falou que o visual da Cybertruck parecerá saído do filme de ficção científica Blade Runner.

Desde o seu trabalho com os designs de modelos anteriores, como o Model S e o Model X, a Tesla vem avançando na adoção de um visual futurista, utilitário, mas que parece caminhar para o estabelecimento de novos paradigmas estéticos para a indústria automobilística. Musk não esconde o seu fascínio pela ficção científica, então ver a sua empresa incorporar traços e referências da cultura cyberpunk não é exatamente uma surpresa.

Agora, entender como uma empresa de produção em massa vai incorporar esse visual mais extremo é o que tem deixado os observadores curiosos.

Além disso, a Cybertruck promete vir com desempenho mecânico superior à concorrência, além das ferramentas de software que já aparecem em outros carros da Tesla, como visão computacional, piloto automático etc.

Lembrando que a Tesla é uma das empresa que, no mundo, têm feito avançar o desenvolvimento da tecnologia de carros elétricos, assim como a adoção desse tipo de veículo, ainda que eles respondam por uma parcela pequena da frota total de carros. Em 2018, elétricos responderam por apenas 2,1% das vendas totais de automóveis, ainda assim um salto considerável em relação ao ano anterior, quando essa porcentagem foi de 1,3%.

Fonte: The Verge