March 2, 2020

Square Enix libera demo do remake de Final Fantasy 7 para PlayStation 4

Square Enix libera demo do remake de Final Fantasy 7 para PlayStation 4

A desenvolvedora japonesa de jogos eletrônicos Square Enix lançou hoje (2/3) uma versão demo do remake do clássico de RPG Final Fantasy 7 para Playstation 4. A página da demo na Playstation Store pode ser acessada a partir deste link. A empresa também liberou um vídeo-teaser:

Final Fantasy 7 foi lançado originalmente em 1997, para o PlayStation, e é considerado um dos maiores sucessos comerciais e criativos na indústria dos jogos eletrônicos até hoje, com cerca de 11 milhões de cópias vendidas em suas múltiplas plataformas – ele seria mais tarde lançado em versões para Windows, iOS, Android, Nintendo Switch e Xbox One. Analistas afirmam que o sucesso de Final Fantasy 7 foi um dos impulsionadores de vendas do PlayStation, da Sony.

Originalmente projetado para o Super Nintendo, o game acabou migrando para o console rival por conta do uso que este fazia de um sistema de CD-ROM, pioneiro na época. O desenvolvimento de Final Fantasy 7 começou em 1994, enfrentou atrasos, e teve custo final estimado em mais de 80 milhões de dólares.

O jogo acompanha a história do herói Cloud Strife, um herói mercenário em um cenário de ficção científica distópica, que se junta a uma organização paramilitar de eco-sabotagem para impedir uma megacorporação de utilizar a essência vital do planeta Gaia como fonte de energia para seus fins capitalistas. Na época do seu lançamento, Final Fantasy 7 inovava, além da história, com seus gráficos tridimensionais bem trabalhados, uso de full motion video e cenários pré-renderizados.

O remake para PlayStation 4 foi anunciado em 2015 pela Square Enix – empresa formada a partir da fusão da SquareSoft e a Enix em 2003 –, e após um atraso, tem data de lançamento previsto para o próximo dia 10 de abril. Mas essa não será a versão completa do jogo original. O foco estará em Midgar – capital e centro de poder da Shinra Electric Power Company em Gaia –, e a Square Enix não revelou quais outras partes serão desenvolvidas neste remake.

O primeiro título da série Final Fantasy, criada pelo programador e designer de jogos japonês Hironobu Sakaguchi, foi lançado em 1987 para o NES. Era para ser o trabalho de despedida de Sakaguchi da indústria, mas acabou se tornando o embrião de uma das mais famosas, bem-sucedidas e elogiadas séries de jogos eletrônicos de todos os tempos.