December 23, 2019

Se você tem este app instalado, delete-o agora; ele é um espião da Arábia Saudita

Se você tem este app instalado, delete-o agora; ele é um espião da Arábia Saudita

Uma investigação do New York Times revelou que o aplicativo de troca de mensagens ToTok (não confundir com o TikTok) é, na verdade, fachada para uma ferramenta de espionagem do governo da Arábia Saudita, utilizada para rastrear e monitorar conversas de seus usuários.

O aplicativo é especialmente popular na Arábia Saudita, país onde outros apps como WeChat, WhatsApp e Facebook Messenger são parcialmente bloqueados. O ToTok se apresenta como uma ferramenta "rápida e segura" para troca de mensagens.

Mas, de acordo com o New York Times, citando documentos secretos de agências de inteligência dos Estados Unidos e suas próprias investigações, o software para smartphones é utilizado para espionar diretamente as mensagens de cidadãos.

Recentemente, o Twitter anunciou uma operação de desmonte de uma campanha de manipulação da plataforma, envolvendo spam político, realizada também pela Arábia Saudita, deixando claros os esforços do país em utilizar estratégias digitais para propagar seus objetivos político-ideológicos.

Leia mais.