"Ovnis?" Passagem de frota de satélites de Elon Musk pelo céu noturno assusta brasileiros

Muitos brasileiros se assustaram neste domingo (10 de maio) ao olhar para o céu noturno e se deparar com um fenômeno diferente: dezenas de pontos luminosos se movendo lentamente, em fila. Foi o suficiente para a internet ser inundada com testemunhos de observação de Ovnis, discos voadores e relatos cheios de pânico.
VOCÊS VIRAM OS OVNIS?????AQUI EM JOINVILLE PASSOU EM ZIGZAG MAIS DE 100. EU TÔ TREMENDO ATÉ AGORA
— billy 🍥 (@lovez_namyoon) May 10, 2020
os óvnis chegaram galera pic.twitter.com/Hck7BZdkJF
— paola (@_paolamoret) May 10, 2020
Felizmente, não se tratava de uma invasão alienígena. Eram apenas os satélites de comunicação do projeto Starlink da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk. A constelação de satélites, ainda em formação, tem como objetivo fornecer um serviço de internet rápida via satélite para o mundo inteiro, inclusive em regiões remotas que atualmente não contam com conexão.
Alguns astrônomos chegaram a reclamar que a frota estaria atrapalhando observações noturnas. Agora, a empresa tem mais com que se preocupar. Gerar pânico entre as pessoas.