December 19, 2019

Novo avião supersônico "silencioso" da NASA está pronto para ser montado

Novo avião supersônico "silencioso" da NASA está pronto para ser montado

A primeira aeronave do projeto X-59 Quiet SuperSonic (ou "supersônico silencioso") da NASA está pronta para ser montada, depois de uma última reunião com a alta gerência do projeto, que atestou que o cronograma de desenvolvimento está em dia, e que tudo está ocorrendo conforme planejado. O plano é que o avião faça o seu primeiro voo já em 2021.

A aeronave será construída pela empresa aeroespacial Lockheed Martin, por sua divisão de tecnologia experimental, a Skunk Works. O contrato com a NASA foi de 247,5 milhões de dólares.

O grande avanço desse primeiro avião X-59 é que, por conta do seu desenho de fuselagem, ele minimiza o estrondo causado pelo rompimento da barreira do som (conhecido como "sonic boom"). Assim, o avião consegue atingir altíssimas velocidades sem causar estragos ou desconforto no solo (o sonic boom pode chegar a quebrar janelas e provocar danos materiais menores por conta do impacto da movimentação rápida do ar).

Segundo a NASA, o barulho ouvido em solo causado pelo X-59 rompendo a barreira será muito baixo, isso se ele chegar a ser ouvido – tudo graças a seu projeto de nariz extremamente fino e alongado.

"Estamos com tudo pronto para continuar com essa missão de pesquisa histórica para o público de viagens aéreas", diz Bob Pearce, da NASA.

Leia mais.