July 17, 2020

GitHub envia cópia de seu arquivo de código open-source para bunker subterrâneo no Ártico

GitHub envia cópia de seu arquivo de código open-source para bunker subterrâneo no Ártico

O repositório online de código GitHub, atualmente propriedade da Microsoft, concluiu seu projeto de arquivar uma cópia de seu gigantesco catálogo de código aberto em um bunker seguro no subterrâneo do Ártico. Ao todo, são 21 terabytes armazenados em rolos de filme.

O bunker se localiza em Svalbard, um conjunto de ilhas na Noruega, nas antigas instalações de uma mina de carvão desativada. No mesmo local, está guardado o banco mundial de sementes.

“O código viajou para a mina de carvão desativada na montanha, e então para uma câmara profunda, a centenas de metros abaixo do permafrost, onde ele agora reside, cumprindo sua missão de preservar o código open-source do mundo por até 1 mil anos”, escreveu Julia Metcalf, diretora de programas estratégicos do GitHub.

O projeto de preservação do código foi anunciado inicialmente em novembro do ano passado. No arquivo, há repositórios públicos e outros repositórios “significativos”. Nos filmes, estão salvos os HEADs de cada repositório, ou seus commits mais recentes. As informações serão armazenadas em códigos QR, segundo o GitHub, por uma "questão de eficiência".

Haverá ainda um “índice” do código em linguagem humana, com um guia para a localização de cada repositório e sua recuperação.

Agora, no evento do Apocalipse, os programadores da Nova Terra poderão garantir o futuro da infraestrutura de software da humanidade.

Fonte: ZDNet