Ghost é uma plataforma de blogs simples, bonita e de código aberto
Há muitos sistemas de publicação de conteúdo disponíveis por aí, alguns proprietários e outros gratuitos. Medium, Svbtle, WordPress... Mas nenhum deles ainda emergiu como a solução definitiva para quem quer publicar textos na Internet. Foi nesse cenário que surgiu o Ghost, plataforma utilizada pela Hackpedia e que se destaca por três motivos principais: código aberto, design elegante, e um sistema de publicação simples e moderno.
O projeto nasceu há um ano e só no último mês de setembro ganhou um release estável. Qualquer um pode baixar o código do Ghost no GitHub e hospedá-lo em seu próprio servidor, como uma máquina virtual da Amazon Web Services, por exemplo. Isso favorece o controle sobre a plataforma, e possibilita modificações de acordo com a necessidade de cada desenvolvedor.
Mas a equipe do Ghost também oferece um serviço de hospedagem própria, para quem não estiver familiarizado ou preferir deixar o processo de atualizações nas mãos da equipe da plataforma. Nesse caso, paga-se uma mensalidade a partir de 10 dólares, com diferentes limites de tráfego (bem generosos).
Há vários temas gratuitos disponíveis para customização das páginas, e todos os layouts se adaptam ao acesso vindo de desktops ou dispositivos móveis. Além disso, o sistema de edição de posts é simples e intuitivo, utilizando Markdown em vez de tags html para formatar o texto.