August 10, 2020

Executivos da ByteDance, dona do TikTok, posam com bandeira comunista em evento do Partido Chinês

Executivos da ByteDance, dona do TikTok, posam com bandeira comunista em evento do Partido Chinês

A ativista pelos direitos humanos Jennifer Zeng publicou uma foto em seu Twitter que mostra executivos da ByteDance, empresa chinesa proprietária do TikTok, posando ao lado de integrantes do partido comunista chinês, e de uma grande bandeira comunista.

A imagem foi compartilhada em fóruns de discussão de tecnologia online como uma sinalização clara da proximidade da alta diretoria da ByteDance com os quadros políticos na China.

A empresa é hoje centro de um grande debate, que envolve a possível venda do TikTok para a Microsoft. Ela é acusada de fornecer dados de usuários para o governo chinês. Apesar de não haver qualquer comprovação disso, analistas de segurança detectaram atividades maliciosas de captura de dados do TikTok em dispositivos.

Na China, é comum que empresas, tanto estatais quanto privadas, tenham integrantes do governo como parte da estrutura decisória e administrativa.

Segundo a ativista, a foto foi registrada durante um evento do PC na ByteDance em julho, quando a empresa demonstrou suas capacidades de coleta massiva de dados, e de análise e interpretação dessas informações.

Fonte: Taiwan News / Jennifer Zeng