February 12, 2020

EUA: chinesa Huawei mantém acesso secreto a dados de redes de celular pelo mundo

EUA: chinesa Huawei mantém acesso secreto a dados de redes de celular pelo mundo

Uma investigação conduzida por órgãos dos Estados Unidos, cujos achados foram divulgados nesta semana pelo The Wall Street Journal, concluiu que a empresa chinesa Huawei mantém “backdoors” – ou vias de acesso secreto – aos dados de suas redes de telefonia móvel espalhadas pelo mundo.

Esses acessos permitiriam à empresa, uma das maiores do mundo na categoria, acessar informações privadas de usuários e outros dados relacionados ao uso de celulares em sua rede.

Ao Journal, a empresa negou a história.

As portas de acesso que seriam usadas pela Huawei foram originalmente projetadas para acesso de órgãos policiais e de segurança de governos – para monitoramento. Mas a empresa chinesa teria livre acesso a elas, também.

Nas palavras do conselheiro nacional de segurança dos Estados Unidos, Robert O’Brien, a tecnologia da Huawei, vendida a países em desenvolvimento por um preço menor, seria “difícil de se recusar” – mas que isso viria com um preço.

Vale lembrar que a Huawei está atualmente envolvida com a implementação de redes de 5G no Brasil, e também que as informações divulgadas contra a empresa, por oficiais americanos, vêm da administração de Donald Trump, atualmente engajada em uma guerra comercial e política contra a China.

Fonte: The Wall Street Journal