February 13, 2020

Dono da Amazon vende 4,1 bilhões de dólares em ações da empresa em 11 dias

Dono da Amazon vende 4,1 bilhões de dólares em ações da empresa em 11 dias

Jeff Bezos, o fundador da Amazon e homem mais rico do mundo, vendeu o equivalente a 4,1 bilhões de dólares em ações da empresa em um período de apenas 11 dias, de acordo com documentos que registram essas transações.

Bezos, que atua como CEO da Amazon, vendeu 579,8 milhões de dólares em ações na última sexta-feira (7 de fevereiro), 1,65 bilhão entre terça e quarta-feira (4 e 5 de fevereiro), e mais 1,8 bilhão entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro.

Em agosto do ano passado, ele já havia vendido cerca de 2,8 bilhões de dólares em ações da Amazon, repetindo o que fez em 2016 e 2017.

Bezos é o homem mais rico do mundo, com um patrimônio líquido avaliado em 131,9 bilhões de dólares. Ele foi a primeira pessoa na época contemporânea a ultrapassar a marca dos 100 bilhões de dólares de patrimônio acumulado. Para fins comparativos, o CEO e fundador da Tesla, Elon Musk, tem patrimônio avaliado em 39,1 bilhões de dólares.

Em vendas anteriores de ações, Bezos disse que esses movimentos têm como objetivo levantar dinheiro para outros de seus investimentos, como sua empresa de exploração espacial Blue Origin.

Jeff Bezos conquistou seu atual império ao ser um dos pioneiros a surfar na enorme onda das empresas de internet. Ele e a Amazon sobreviveram ao estouro da bolha pontocom no final dos anos 1990, e utilizando uma estratégia agressiva de investimentos em tecnologia e expansão, a Amazon se tornou um dos negócios mais lucrativos do mundo no campo digital, atuando em áreas tão diversas quanto computação em nuvem, inteligência artificial e venda de itens domésticos. Estima-se que a empresa ocupe, no mundo todo, cerca de 27 milhões de metros quadrados em área de escritórios, centros de armazenamento, distribuição e data centers.

Fonte: CNBC