July 2, 2020

Desenvolvedor explica como aprendeu a programar em Python em 10 dias

Desenvolvedor explica como aprendeu a programar em Python em 10 dias

Em um vídeo em seu canal no YouTube (muito bom, por sinal, para quem é programador ou quer se tornar um), o desenvolvedor Clément Mihailescu conta a história de como ele aprendeu a programar em Python em apenas dez dias – isso porque ele tinha uma entrevista de emprego que exigiria esse conhecimento marcada para dali a dez dias.

Vale dizer que Mihailescu já sabia programar, o detalhe é que ele não sabia nada da sintaxe e das especificidades do Python, linguagem muito popular hoje em dia, principalmente nos setores de ciência de dados e inteligência artificial. Python também é conhecida por sua simplicidade sintática, flexibilidade, e por ter sido a linguagem usada na criação do Google, e demandada até hoje pela empresa na hora de contratar engenheiros de software.

Apesar de a situação que Mihailescu enfrentou ter sido extrema, com pouquíssimo tempo disponível, a estratégia que ele utilizou pode ser aplicada por qualquer um, por pessoas que já programam, mas também por quem esteja iniciando seu caminho no mundo do código.

O que ele fez foi, na verdade, bastante simples. Ele acessou na internet perguntas comuns em entrevistas de emprego para engenheiro de software em grandes empresas, como Google e Facebook (é fácil encontrar esse conteúdo com uma pesquisa rápida na web), e tentou solucioná-las com a linguagem que ele conhecia, no caso, JavaScript. Toda vez que a console respondia com um erro de sintaxe, ele ia de novo até a internet e procurava pelo erro – prática comum para qualquer desenvolvedor. Assim, erro após erro, ele foi capaz de aprender a sintaxe da linguagem em um intensivo, com foco nas perguntas que possivelmente seriam dadas a ele na entrevista.

De novo, o fato de Mihailescu já ter conhecimento avançado em programação foi o que possibilitou ele aprender tão rapidamente, mas a mensagem para todas as outras pessoas que queiram aprender é: com um pouco de determinação, é possível encontrar as respostas para suas dúvidas online, e ampliar o seu conhecimento sem gastar muito dinheiro, e em um tempo relativamente curto.

Assista abaixo ao vídeo completo, e boa pesquisa!