February 13, 2020

Casos de Coronavírus na China batem 60 mil; 242 mortes em um único dia

Casos de Coronavírus na China batem 60 mil; 242 mortes em um único dia

O número de casos de pessoas infectadas pelo novo Coronavírus, ou COVID-19, na China aumentou drasticamente, chegando a 60 mil nesta quinta-feira (13 de fevereiro). Em um único dia, 242 mortes foram registradas em decorrência das complicações respiratórias causadas pelo vírus.

Mais de 1,350 pessoas já morreram por causa da doença, descoberta em dezembro do ano passado, na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei.

No Brasil, há 11 casos de pessoas suspeitas de estarem doentes com o Coronavírus.

O Coronavírus causa na China não apenas uma crise de saúde pública, mas também uma crise política. Questiona-se internamente a capacidade do governo central chinês de responder com eficácia à epidemia – pois, segundo jornalistas e outros observadores independentes, faltam máscaras nas cidades, comida e principalmente kits de diagnósticos, essenciais no combate ao espalhamento do vírus. A situação é crítica na província de Hubei, segundo esses relatos.

Um jornalista independente chinês, chamado Chen Qiushi, está desaparecido desde o dia 6 de fevereiro, enquanto ele cobria a crise do Coronavírus em Wuhan. Segundo a família, seu último contato foi antes de ele se dirigir a um hospital para realizar mais uma de suas reportagens, onde ele mostrava as dificuldades enfrentadas na linha de frente da luta contra a epidemia. Em um de seus últimos vídeos, Qiushi relata que estaria sofrendo perseguição de agentes do governo.

No Japão, um navio de luxo ancorado em Tóquio está em quarentena. Foram diagnosticados 218 casos de pessoas contaminadas com Coronavírus entre seus passageiros e tripulação.

Fonte: UOL e agências internacionais