Ex-Google desenvolve tratores e escavadeiras autônomas para otimizar setor da construção


Uma empresa americana chamada Built Robotics está desenvolvendo e comercializando máquinas pesadas de construção, como tratores e escavadeiras, orientadas por tecnologia de direção autônoma. Ou seja, elas são capazes de operar sem interferência humana. Utilizam um software proprietário, que recebe e processa as informações captadas por um conjunto de câmeras, GPS e sensores, para executar o trabalho.

A Built Robotics foi fundada em 2016, em São Francisco, e atualmente conta com 30 funcionários em sua folha de pagamento.

"Meu pai era um carpinteiro e mestre de obras, então eu cresci com a construção. No colégio, eu trabalhava para ele renovando antigas casas, e depois da faculdade fui para o Google. Quando eu comecei a Built, meu pai me disse que seria melhor eu aprender a operar o equipamento antes de tentar automatizá-lo, então eu aluguei uma escavadeira Deere 135G e abri um pequeno lago no quintal da minha família. Pouco depois, eu conheci Andrew, meu cofundador, e após seis meses tínhamos nosso primeiro protótipo operacional." – Noah Ready-Campbell, Fundador e CEO da Built Robotics.

O mercado de construção movimenta hoje 1.4 trilhão de dólares nos Estados Unidos e 11 trilhões mundialmente. Esse é o tamanho do negócio em que a Built Robotics está de olho.

Campbell explica que há um problema no setor atualmente, que é a dificuldade de encontrar mão de obra qualificada para operar esse tipo de equipamento. Aí o valor de se ter máquinas autônomas, para realizar trabalhos mais simples, e otimizar o uso do capital humano, que pode ser direcionado a tarefas complexas que exijam maior destreza e conhecimento.

Apesar de os veículos da Built Robotics serem totalmente automatizados, orientados por visão de máquina gerada a partir de um conjunto de câmeras e sensores, eles podem também ser comandados à distância por um operador humano, com um controle remoto que se parece com o de um video-game. Se algo der errado, há também um sistema de desligamento de emergência.

Outra parte importante da empresa é o software, que faz a interpretação dos dados captados pelas câmeras dos tratores. O programa foi desenvolvido por Andrew Liang, cofundador e atual engenheiro-chefe da área de robótica da Built.

A startup acaba de anunciar parceria com outra empresa americana, a Sunstate Equipment Co., para oferecer suas máquinas autônomas para clientes por meio de contratos de aluguel. "Assim colocaremos a nossa tecnologia nas mãos de mais clientes e de operadores de equipamento remoto", disse Campbell sobre a parceria.

Para mais informações sobre a Built Robotics, acesse o site da empresa neste link.