Bolsonaro: “Eu não sei o que é Bitcoin”


Em pleno 2019, mais de 10 anos após o lançamento do Bitcoin, e de as criptomoedas terem se tornado um dos assuntos mais comentados do mundo, é estranho encontrar uma pessoa bem informada que não saiba o que é o Bitcoin.

Mas, incrivelmente, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu não saber – e aparentemente ele não se preocupa com a própria ignorância a respeito de uma das tecnologias mais relevantes do mundo contemporâneo.

“Eu não sei o que é Bitcoin”, disse Bolsonaro durante entrevista ao apresentador Ratinho, no SBT.

É preocupante que o líder máximo do estado brasileiro desconheça uma tecnologia que hoje representa uma das mais importantes tendências de desenvolvimento tecnológico no mundo, estudada com forte interesse tanto no âmbito acadêmico quanto estatal e de empresas privadas (até o Facebook tem estudado a blockchain no último ano).

Impossível não associar essa fala ao cancelamento do projeto da criptomoeda indígena. Entendemos o questionamento em torno do alto valor de investimento em torno do projeto. Mas partindo de um presidente, e de uma cúpula de governo, ignorante sobre o funcionamento do Bitcoin, de suas potências e possibilidades de uso no longo prazo – inclusive no sentido de garantir a segurança econômica e política da população – estarão Bolsonaro e seus ministros aptos a tomar qualquer decisão razoável e bem embasada sobre como essa tecnologia pode e deve ser aplicada?

A pergunta fica no ar.

Fonte: Invest in Blockchain