August 6, 2020

Bill English, cocriador do mouse de computador, morre aos 91 anos

Bill English, cocriador do mouse de computador, morre aos 91 anos

O engenheiro elétrico americano Bill English, um dos criadores do mouse de computador, morreu no último dia 26 de julho, após uma parada respiratória. Ele vivia na cidade de San Rafael, na Califórnia.

English foi o homem que projetou e construiu o primeiro mouse elétrico, de madeira e baseado em duas rodas, a partir das ideias de Douglas Engelbart, morto em 2013 e considerado o “pai” do mouse por ter tido a ideia de uma ferramenta intermediária entre usuário e máquina.

Mas, segundo uma reportagem da BBC, Engelbart possuía apenas “algumas notas escassas” sobre a ideia do mouse até a chegada de English, em 1963, que efetivamente construiu o aparelho, dando início a uma grande revolução na forma como interagíamos com interfaces digitais.

O equipamento foi demonstrado na famosa “Mãe de todas as demos”, onde o time de Engelbart demonstrou, em 1968, no Instituto de Pesquisa de Stanford, novas e promissoras tecnologias, como a de hyperlinks e de edição de texto em tempo real, funções que até hoje exercem profunda influência sobre a forma como interagimos e utilizamos computadores.

Assista: