July 12, 2019

Amazon vai treinar funcionários para tentar evitar que automação os torne obsoletos

Amazon vai treinar funcionários para tentar evitar que automação os torne obsoletos

A gigante do comércio online Amazon anunciou o investimento de 700 milhões de dólares para treinar um terço de sua força de trabalho nos Estados Unidos, cerca de 100 mil pessoas, até 2025. O objetivo é que esses funcionários aprendam novas habilidades que os tornem menos vulneráveis à onda de automação que nos próximos anos promete eliminar muitos empregos atualmente ocupados por funcionários operacionais.

As áreas sujeitas ao programa de treinamento incluem escritórios corporativos, lojas físicas e rede de transporte e entrega de mercadorias.

Os cursos incluem formação em suporte técnico e engenharia de software, segundo reportagem do Wall Street Journal.

A Amazon está se orientando tendo como base áreas dentro da companhia que apresentam crescimento acelerado para os próximos anos, como engenharia de segurança e ciência de dados.

Mas os cursos incluem áreas que não estão dentro do atual escopo de atuação da Amazon, como enfermagem e engenharia aeronáutica. A empresa não exige nenhum tipo de contrato de exclusividade atrelado aos programas de treinamento e formação.

O anúncio da Amazon vem na sequência de greves e de uma série de denúncias de funcionários contra práticas trabalhistas consideradas abusivas, como demissões sistemáticas para trabalhadores que não alcançarem as rígidas e agressivas metas de produtividade da empresa.

Fonte: The Wall Street Journal