December 18, 2019

Amazon, Apple e Google se unem para criar novo padrão para equipamentos de smart home

Amazon, Apple e Google se unem para criar novo padrão para equipamentos de smart home

Quem diria, a Apple está abrindo os portões de seu jardim murado de ecossistemas. A empresa anunciou hoje, em conjunto com a Amazon, Google e Zigbee Alliance (que tem entre seus membros empresas como IKEA, Samsung SmartThings e a Philips Lighting) um novo grupo de trabalho, criado para desenvolver um novo padrão de conectividade integrado, utilizando protocolo IP, para aparelhos de smart home – coisas como assistentes de voz, e outros gadgets de Internet of Things. O projeto foi batizado "Connected Home over IP", ou "Casa Conectada sobre IP".

A ideia é criar um novo padrão que facilite a integração entre aparelhos fabricados por essas diferentes empresas. Por exemplo, permitir que um assistente de voz da Amazon converse com um device de smart TV da Google com menos solavancos e problemas de integração. Faz sentido. Em um cenário de avanço das tecnologias de smart home, e de aumento da interdependência desses aparelhos, um protocolo único e integrado deve melhorar muito a experiência do usuário.

No comunicado à imprensa, as empresas ressaltaram a preocupação com a "segurança", e que essa seria uma prioridade desse grupo de trabalho.

Aparentemente, o sonho de um ecossistema completo e fechado da Apple, projetado por Steve Jobs, está sepultado.

Leia Mais.