Conecte caixas de email à sua aplicação com o Context.IO


Context.IO

O email ocupa espaço central na rotina online das pessoas, e algumas startups buscam maneiras de melhorar ainda mais essa experiência. Para isso, é fundamental acessar as informações da caixa de mensagens do usuário, de forma segura e sistemática. O Context.IO faz exatamente isso, com uma API que permite ao desenvolvedor conectar o email do cliente à sua aplicação, e dessa forma extrair todos os dados de que ele precisa.

Com suporte para PHP, Ruby, Python e Node.js, o serviço mostra do que é capaz logo depois de você criar uma conta e conectar seu email. Uma pequena demo exibe as últimas mensagens recebidas no endereço fornecido, fazendo uma requisição para email_accounts/folders/messages. Ao fim do processo, uma chave individual é gerada, e o desenvolvedor pode utilizá-la em seu próprio projeto. A documentação completa pode ser lida nesta página.

Há alguns estudos de caso que mostram como essa tecnologia pode ser utilizada: a AirHelp filtra emails de companhias aéreas para detectar eventuais atrasos em voos e possíveis reembolsos, e a MailTime formata mensagens recebidas e as exibe em um app de chat ao estilo iMessage. Ambas utilizam o Context.IO, e há outros exemplos.

A principal vantagem é que o serviço automatiza toda a parte mais rudimentar do processo, descartando a necessidade de se embrenhar pelos detalhes sórdidos dos protocolos de email.

No exemplo abaixo, o Context.IO busca as informações do usuário jim.bob em uma determinada conta, e recebe de volta o seguinte:

GET [email protected]
{
  emails: [
    "[email protected]"
  ], 
  name: "Jim Bob", 
  thumbnail: "https://secure.gravatar.com/avatar/c9879ab656ee0bd600b6561a9d56af9a?s=50",
  last_received: 1321473684, 
  last_sent: 1322025459, 
  count: 2360
}

O serviço não cobra por requisições feita à API, mas oferece requisições premium em um plano de 5 centavos de dólar por caixa de email conectada.

Saiba mais sobre o Context.IO no site do projeto.