Internet mais limpa? Google Chrome vai ganhar filtro de anúncios intrusivos


Existem anúncios e anúncios na Internet. Alguns são discretos, às vezes até úteis. Outros, pelo contrário, atrapalham a navegação com pop-ups, música e vídeo. A maioria de nós já teve uma experiência ruim desse tipo. Agora, a Google planeja se livrar dessa última categoria de publicidade por meio de um novo filtro nativo no seu navegador web, o Chrome.

Ao contrário dos atuais ad-blockers, essa ferramenta não bloqueará todo tipo de publicidade online, afinal, essa ainda é quase a totalidade da receita da própria Google. Ela fará um filtro, baseado em um guia de boas práticas estabelecido em conjunto com outras empresas, como Facebook e News Corp, para exibir aos usuários apenas o primeiro tipo de propaganda, não intrusiva e, na melhor das hipóteses, útil de alguma maneira.

Segundo a empresa, o novo filtro de anúncios online será ativado no Chrome a partir do início do ano que vem, o que dará um bom tempo às editoras para que se preparem e façam os ajustes necessários.

Polêmica

Desde que a Google anunciou seus planos de filtrar a publicidade online, estabeleceu-se uma certa polêmica sobre como isso lhe dará poder de controlar a experiência de navegação. Mas a verdade é que a Internet se beneficiará de uma limpa nos anúncios mais agressivos. E para aqueles que realmente não gostarem da ideia, há uma porção de outros navegadores para experimentar.

Fonte: The Wall Street Journal