Tesla revela telhados com painéis solares e detalha sua visão para o futuro da energia

Tesla

A fabricante de veículos e equipamentos elétricos Tesla demonstrou sua nova geração de telhas dotadas de painéis solares. Os "telhados solares", como a empresa os chama, têm como objetivo a produção doméstica de energia, que pode ser armazenada na nova bateria da empresa, a Powerwall 2.

Essas novas baterias, que têm o dobro da capacidade dos modelos anteriores, são usadas para garantir o abastecimento das residências durante a noite. Segundo o CEO da Tesla, Elon Musk, a visão é a de criar um sistema integrado.

Musk disse em sua apresentação que, para cumprir a missão da companhia, de acelerar a transição para um mundo baseado em energia renovável, a Tesla se concentrará em três pilares: geração de energia (com telhados solares), armazenamento (com a Powerwall) e veículos (elétricos, como o Model 3).

Os telhados apresentados pela Tesla têm foco no design e na funcionalidade. Eles serão produzidos em quatro modelos, e não aparentam ser equipados com painéis, ainda que se aproveitem normalmente da incidência solar, por causa da tecnologia que os esconde quando vistos de baixo.

SolarRoofs

Musk também lembrou que as empresas de fornecimento terão um futuro "brilhante" nessa transição. Segundo ele, com uma sociedade baseada apenas em energia elétrica, a demanda triplicará, deixando espaço também para o fornecimento convencional, junto à produção doméstica.

Assista à apresentação na íntegra: