Tesla revela painéis de geração solar com design repaginado


A Tesla, empresa do bilionário Elon Musk, está no centro da atual revolução das energias renováveis, por meio de sua linha de veículos elétricos e de inovações no segmento da geração solar e do armazenamento de energia com baterias. A última novidade da companhia, que passou a GM e a Ford para se tornar a montadora mais valiosa dos Estados Unidos, é um novo modelo de painéis solares residenciais, que se destaca pelo design arrojado.

O equipamento será produzido na Gigafactory 2, em Buffalo, e faz parte de um acordo com a Panasonic, que vai produzi-lo para uso exclusivo da Tesla. Esse novo modelo deve ser a base dos projetos residenciais conduzidos pela empresa a partir de agora.

Tesla

A companhia, que adquiriu a SolarCity, outra empresa que era presidida por Musk, e a transformou em sua divisão de energia, tem focado em produtos que se destacam pelo design sofisticado, como é o caso dos telhados solares revelados pelo empresário recentemente. Essa nova linha de painéis tem como foco usuários que não planejam refazer suas coberturas, mas ainda assim desejam adicionar uma capacidade de geração solar às suas residências.

Os novos painéis solares da Tesla são compactos, e não deixam à mostra nenhum equipamento de suporte além dos próprios painéis com as células fotovoltaicas. O projeto foi originalmente desenvolvido pela startup Zep Solar, comprada pela SolarCity antes da fusão com a Tesla. Daniel Flanigan, cofundador da Zep Solar, ocupa atualmente o cargo de diretor senior de design de produto para sistemas solares na Tesla.

Tesla

"Nossos painéis solares se mesclam ao seu telhado com saias frontais integradas e nenhum hardware de suporte visível. O resultado é um design limpo e fluido", descreve um texto promocional do produto.

De acordo com informações obtidas pelo Electrek, os painéis têm capacidade de 325-watt e, de acordo com a empresa, eles "excedem os padrões da indústria em durabilidade e tempo de vida." Além disso, o equipamento oferece integração completa com as baterias Powerwall, também fabricadas pela empresa e destinadas ao armazenamento de energia.

Fonte: Electrek Foto: Tesla