Suposto meteoro atinge costa da Austrália; tremor de 3.8 é registrado no local


Queensland

Moradores do estado de Queensland, no nordeste da Austrália, assistiram à queda de um suposto meteoro na costa do país nesta segunda-feira (26). O impacto emitiu um forte brilho, descrito por locais como "uma luz cegante". Um tremor de magnitude 3.8 também foi registrado na área, duas horas depois, pelos sismógrafos do Centro de Geociência do governo australiano. Não há, entretanto, ligação confirmada entre os dois eventos. Nenhum alerta de tsunami foi emitido.

Centenas de moradores disseram ter avistado a luz que "preencheu o céu" desde Hervey Bay, mais ao sul, até Yeppoon, no norte da costa australiana. O fenômeno aconteceu à noite, por volta das 20h30. Uma mulher disse ter visto uma bola de fogo cair em direção ao leste.

Segundo os relatos, o impacto fez casas tremerem. A polícia informou ter recebido diversas ligações de relatos semelhantes, o que levou os oficiais a acreditarem que se tratava de um terremoto.

Quedas de meteorito e lixo espacial sobre a superfície da Terra são relativamente comuns, mas, segundo um astrofísico de Harvard, este teria sido um dos grandes. "Soa como um grande meteoro, o primeiro em muitos anos que tenha sido tão grande", disse Jonathan McDowell ao Gladstone Observer. "Não é um cometa, ou Queensland não existiria mais (e nós o teríamos visto chegando por alguns dias). É provavelmente um grande meteoro – acredito que uma rocha de cerca de um metro de diâmetro, grande o bastante para deixar fragmentos (meteoritos) em solo."

Fonte: The Express, Centro de Geociência e de alertas para terremoto da Austrália, Courier Mail, The Gladstone Observer