Robô que acertou resultado de últimas 3 eleições americanas prevê vitória de Trump


Trump

Um sistema de inteligência artificial desenvolvido na Índia, o mesmo que acertou os resultados das últimas três eleições presidenciais americanas, prevê vitória de Donald Trump na corrida para a Casa Branca.

Desenvolvido por Sanjiv Rai, fundador da startup Genic.ai, o robô interpreta dados obtidos a partir de mais de 20 milhões de fontes públicas, como Google, Facebook e Twitter. Neste ano, também foram utilizadas nos cálculos as reações de usuários às transmissões ao vivo no Facebook Live.

Segundo Rai, o engajamento em torno de Trump superou em 25% os números obtidos por Barack Obama em 2008, ano de sua primeira eleição.

"Se Trump perder, será uma oposição à tendência de dados inédita nos últimos 12 anos desde que o engajamento pela internet começou pra valer", diz Rai.

Ao contrário do que diz a inteligência artificial, nas pesquisas tradicionais a candidata democrata Hillary Clinton aparece na frente de Trump. O candidato republicano chegou a afirmar que a votação é forjada (em ressonância com divulgações do WikiLeaks) e que, se perder, pode não reconhecer o resultado.

As eleições presidenciais americanas estão marcadas para o dia 8 de novembro.

Fonte: CNBC