Professor que previu vitória de Trump aposta que ele sofrerá impeachment


Trump

Muitos têm se perguntado como será a presidência de Donald Trump nos Estados Unidos, depois de o bilionário e ex-astro da TV ter vencido as eleições contra a candidata democrata Hillary Clinton. Mas o professor Allan Lichtman, um dos poucos a prever corretamente a vitória de Trump, afirma agora que o empresário não deve durar muito tempo na Casa Branca e que existe uma grande chance de ele sofrer impeachment.

Lichtman é conhecido como o “professor previsão” e, segundo o New York Times, foi o único entre os principais historiadores políticos dos Estados Unidos a apostar na vitória de Trump. Ele também acertou todos os resultados das eleições presidenciais americanas desde 1984.

“Ao longo de sua vida, Trump jogou rápido e solto com a lei”, disse Lichtman em entrevista a CNN. O fato de ele não ser bem visto dentro de seu partido facilitaria o processo. “Os republicanos estão nervosos a respeito de Donald Trump. Ele é um canhão solto. Ninguém sabe em que ele realmente acredita ou onde ele se posiciona. Ele não pode ser controlado. Os republicanos de longe prefeririam ter Mike Pence (vice de Trump), um republicano conservador absolutamente previsível.”

Apesar de as previsões de Lichtman serem fruto da aplicação de um sistema criado por ele, neste caso o professor diz ter usado apenas a intuição. “Eles não querem Trump como presidente, porque eles não conseguem controlá-lo. Ele é imprevisível”, disse Lichtman em setembro, durante uma entrevista ao Washington Post. O colunista David Brooks, do New York Times, também aposta que Trump sofrerá impeachment ou renunciará em um ano.

Nunca um presidente americano foi removido do cargo por meio de um processo de impeachment e subsequente condenação. Andrew Johnson e Bill Clinton foram processados, mas acabaram absolvidos pelo senado, e Richard Nixon renunciou antes do fim do processo.

Fontes: Complex, CNN, Washington Post, New York Times