Segredos das startups bilionárias são revelados no livro 'De zero a um'


De Zero a Um

O sucesso de uma empresa não é obra do acaso, e existem paralelos entre todas as histórias de sucesso do Vale do Silício.

Podemos aprender com esses casos, e utilizar a fórmula das startups multibilionárias a nosso favor. Esta é a temática de De zero a um, livro de empreendedorismo organizado a partir de aulas ministradas pelo cofundador do PayPal Peter Thiel em Stanford.

Thiel possui algumas das credenciais mais impressionantes do Vale do Silício. Ele fundou o PayPal, investiu no início do Facebook e colocou dinheiro em algumas das empresas mais inovadoras do planeta – como a SpaceX de Elon Musk, um dos aliados de Thiel.

O ponto central da tese do americano se baseia na ideia de que monopólios criativos devem ser almejados por qualquer empreendedor, e que todas as gigantes de hoje chegaram a esse ponto seguindo a estratégia monopolista – ainda que elas não admitam isso e tentem contar outra história. O Google, com seu domínio sobre quase 70% das buscas na web, aparece constantemente como exemplo no livro. Thiel argumenta que assim, com pioneirismo, tecnologia proprietária e marcas fortes, é possível ir de zero a um – criar produtos verdadeiramente inovadores, com potencial de transformar a economia e toda a sociedade.

Este é o tipo de crescimento que Thiel chama de vertical, em oposição ao horizontal, sinônimo de globalização, em que a inovação é simplesmente ajustada e replicada em outros mercados, tendência que encontra encarnação na economia chinesa.

Peter Thiel

Ao longo de 216 páginas, ele entrega alguns dos fundamentos necessários ao efeito de zero a um: começar investindo em mercados pequenos e livres de competição, por exemplo. Thiel execra a ideia clássica de concorrência perfeita, cenário econômico em que nenhum participante tem peso suficiente para eclipsar o outro, estrangulando as margens de lucro e a possibilidade de inovação.

Além de passear por todo esse campo de referências das ciências econômicas, políticas e sociais, Thiel também oferece alguns conselhos práticos aos empreendedores. Ele detalha sua estratégia de recrutamento, focada mais em reunir pessoas que saibam trabalhar juntas do que em simplesmente conseguir as mais talentosas.

Reunidos, todos esses elementos fazem De zero a um um guia indispensável para qualquer empreendedor, ou para entusiastas da tecnologia que queiram entender as engrenagens por trás de uma das mais fascinantes encubadores de bilionários do planeta.

De zero a um: O que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício - R$ 18,90