Pesquisadores apresentam evidência de que o Universo é um holograma


Holograma

Um time de pesquisadores da Universidade de Southampton, na Inglaterra, anunciou a descoberta da primeira evidência de que o nosso Universo é um holograma. Isso aponta para a possibilidade de que nossa experiência de tridimensionalidade, inclusive o tempo, é uma ilusão, projetada a partir de informações "codificadas" em um plano bidimensional. As evidências foram extraídas a partir do estudo da chamada radiação cósmica de fundo em microondas, resquícios do nascimento do Universo.

"Imagine que tudo o que você vê, sente e escuta em três dimensões, e sua percepção de tempo, de fato emana de um campo chato bidimensional", diz o professor Kostas Skenderis, da Universidade de Southampton. "A ideia é similar ao de um holograma simples, em que imagens 3D são codificadas em uma superfície 2D, como no holograma de um cartão de crédito. No entanto, neste caso, todo o Universo é codificado."

Simplificando, o Universo holográfico funcionaria assim: no início da formação cósmica, informações seriam "gravadas" na radiação de fundo. Em uma fase posterior, essas "instruções" serviriam de base para o surgimento de estruturas como estrelas e galáxias. É como se fossem sementes estelares, ou o código-fonte de um grande software universal.

Holograma

Os achados do time de pesquisadores se baseiam em comparações positivas entre modelos criados por eles para o suposto Universo holográfico e dados concretos obtidos em microondas e "ruído branco" provenientes da origem do Universo. Segundo o princípio holográfico, a gravidade seria originada de pequenas cordas vibratórias, hologramas de um Universo bidimensional.

"A holografia é um grande salto na maneira como pensamos as estruturas e a criação do Universo", diz Skenderis. "A teoria geral da relatividade de Einstein explica muito bem quase tudo em larga escala no Universo, mas começa a falhar quando se examina suas origens e mecanismos em nível quântico."

"Cientistas têm trabalhado há décadas para combinar a teoria da gravidade de Einstein e a teoria quântica. Alguns acreditam que o conceito de um Universo holográfico tenha o potencial para reconciliar as duas. Eu espero que nossa pesquisa nos leve um passo adiante nessa direção."

Teorias de que o Universo é um holograma são discutidas na comunidade científica desde os anos 1990. Mas, com as evidências apresentadas pelos físicos da Inglaterra, o debate ganha novas (e instigantes) perspectivas. Agora, o time continuará fazendo suas pesquisa em busca de novas evidências.

Fonte: Wired