'Pedra dos Deuses do Céu' desafia a gravidade na Índia


Sky-Stone

Você já ouviu falar na "Pedra dos Deuses do Céu", localizada na cidade histórica de Mahabalipuram, na Índia? Esta rocha com aproximadamente 6 metros de altura e 5 metros de diâmetro pesa cerca de 250 toneladas, e desafia a gravidade ao se manter imóvel sobre uma base de apenas 1,2 metro, na beira de um declive natural.

As histórias locais em torno do objeto, que se tornou ponto turístico, são muitas. Em 1908, o então governador da região ordenou que a pedra fosse removida com o auxílio de sete elefantes, sem sucesso. A lenda conta ainda que antes dessa tentativa, o rei Narasimhavarman também planejou deslocá-la, mas foi alertado que isso seria impossível, pois a rocha havia sido colocada ali por deuses vindos do céu. Daí o nome, Vaan Irai Kal.

O objeto possui outro nome, "Bola de Manteiga de Krishna", supostamente dado por um guia local num período mais recente da história. A mitologia hindu conta que o senhor Krishna, um avatar dos deuses, amava manteiga e costumava pegar o alimento de sua mãe às escondidas. Inspirada nessa tradição, a lenda conta que a rocha teria se formado a partir da queda de uma gota de manteiga sobre a Terra.

Além de atração turística, o declive em torno da pedra serve também de escorregador natural para as crianças da cidade.

Fonte: Slate