O Sol dá sinais de que entraremos numa mini era glacial em 2020


Sol

Não se assuste, mas é possível que a Terra entre em uma mini era glacial nos próximos anos – a partir de 2020 e pelo menos até 2050. Isso porque a atividade do nosso Sol está diminuindo, parte de seu ciclo natural. Assim como outras estrelas, e outros elementos do cosmo e da natureza, o Sol passa por diversas etapas de atividade. Em alguns períodos, ele está mais ativo. Em outros, mais recolhido.

Essas fases podem ser estimadas a partir das manchas escuras presentes em sua superfície. Recentemente, o Sol ficou totalmente liso, como mostra a imagem acima, o que indica uma queda em sua atividade. Esses períodos tendem a se intensificar nos próximos anos, o que sugere uma diminuição proporcional nas temperaturas da Terra – uma mini era glacial.

Algo semelhante aconteceu pela última vez em 1645. Naquele ano, as baixas temperaturas chegaram a congelar o rio Tâmisa, na Inglaterra.

Paul Dorian, perito em meteorologia, diz que “pela segunda vez neste mês, o Sol ficou completamente liso. Isso é um sinal que a próxima mínima solar está se aproximando e que haverá um aumento no número de dias sem manchas nos próximos anos.”

“Primeiro, a ausência de pontos vai se estender apenas por alguns dias, então esse período vai durar semanas, e finalmente meses. A próxima mínima solar deve acontecer entre 2019 e 2020”, diz Paul.

Apesar de artigos terem desqualificado a associação da pesquisa da professora Valentina Zharkova, focada apenas na incidência de manchas solares, com uma mini era de gelo, a própria autora do estudo se pronunciou, dizendo acreditar que a ligação faça sentido.

Ou seja, invista num bom aquecedor, e considere trabalhar na fabricação de agasalhos nos próximos anos!

Fonte: Yahoo News