O polo norte de Saturno mudou de cor


Saturno

Saturno, o gigante gasoso separado da Terra pelas órbitas de Marte e Júpiter, famoso por seus enigmáticos anéis de poeira, tem se transformado nos últimos anos. Especificamente, a cor do polo norte do planeta, onde repousa uma tempestade em forma hexagonal grande o bastante para engolir a Terra.

O norte de Saturno, segundo imagens captadas pela sonda Cassini em 2012, era de uma tonalidade azul escura. Depois, converteu-se gradualmente em dourado, como registrado pela nave em setembro deste ano.

Segundo os astrônomos, isso se deve ao fato de essa região do planeta ter se voltado em direção ao Sol. A maior incidência solar favorece reações fotoquímicas que resultam na coloração mais brilhante captada pela sonda da agência espacial americana em 2016.

Saturn

E antes que alguém pergunte, não, apesar de a mudança de cor ter começado em 2012, não há provas que a liguem aos supostos eventos apocalípticos do fim de ciclo do calendário maia, nem ao fato de culturas antigas associarem Saturno a satã e o hexágono a um de seus símbolos.

Fonte: Nasa