Código fonte do Photoshop 1.0 está disponível para download gratuito


O código do Photoshop 1.0, primeira versão publicada do software de edição de imagem mais popular do mundo, está disponível para download grátis. O código vive no site do Museu de História da Computação, e é uma verdadeira relíquia, com as 128 mil linhas que estruturam sua arquitetura, projetada pelos irmãos Thomas e John Knoll.

"A primeira versão foi escrita principalmente em Pascal para o Apple Macintosh, com um pouco de linguagem do microprocessador Motorola 68000 onde eficiência de execução era importante", diz o site do museu. Não foi o esforço de um time grande. Segundo Thomas, 'Para a versão 1, eu era o único engenheiro, e para a versão 2, nós tínhamos dois engenheiros'. Enquanto Thomas trabalhava na aplicação base, John escreveu muitos dos plug-ins de processamento de imagem."

1

2

3

Telas do Photoshop 1.0

Grady Booch, cientista-chefe de engenharia de software no centro de pesquisa da IBM Almaden e um dos membros do Museu de História da Computação, disse que, ao ver o código pela primeira vez, se sentiu como se estivesse entrando em uma tumba egípcia, "cheia de maravilhas".

Alguns dos comentários de Booch sobre o código:

"Do ponto de vista da arquitetura, este é um sistema muito bem estruturado. Há uma separação consistente entre interface e abstração, e as decisões de design feitas para componentizar essas abstrações – com um tipo principal para cada combinação de interface e implementação – foram fáceis de acompanhar.

As abstrações são maduras. A nomeação consistente, a granularidade de métodos, e a surpreendente simplicidade de implementação porque cada tipo é tão bem abstraído, tudo isso combinado faz com que seja muito fácil discernir a textura do sistema. Esse é o tipo de código que eu aspiro a escrever."

Acesse o código do Photoshop 1.0 neste link.