Novo chip de 5nm da IBM é o próximo passo em tecnologia de processadores


A IBM, em parceria com a Samsung e a californiana GlobalFoundries, desenvolveu um novo chip de silício de apenas 5 nanômetros, um avanço em relação aos atuais modelos de 10nm. A inovação representa o próximo passo em tecnologia de processadores, e permitirá que equipamentos ainda mais compactos e poderosos, como smartphones e laptops, cheguem ao mercado.

Os engenheiros envolvidos no projeto foram capazes de colocar 30 bilhões de transistores em um chip do tamanho de uma unha, ao utilizar uma técnica inovadora que envolve lâminas horizontais de silício e a chamada litografia ultravioleta extrema (EUV), parente da impressão 3D.

A nova tecnologia representa um aumento de performance de 40% em relação aos chips de 10nm, utilizando a mesma quantidade de energia. Para se ter uma ideia, alguns dos smartphones mais avançados de hoje utilizam processadores baseados em tecnologia de 14nm.

De acordo com Nicolas Loubet, da divisão de pesquisa da IBM responsável pelo projeto, a nova arquitetura viabilizaria celulares com baterias até três dias mais duráveis. Segundo o pesquisador, os novos chips também encontrarão utilidade em aparelhos domésticos conectados à Internet das Coisas, sistemas de computação em nuvem e de inteligência artificial.

Fonte: IBM, TechCrunch