NASA abre concurso valendo dinheiro para ideias de apps que ajudem astronautas


NASA

A NASA, agência espacial dos Estados Unidos, lançou um desafio online valendo dinheiro para desenvolvedores de aplicativos e designers. Um deles consiste na criação de um conceito de app (não é preciso programá-lo) para relógios inteligentes que possa ser utilizado pelos astronautas na Estação Espacial Internacional. O vencedor leva 1 500 dólares de recompensa.

"Nós da NASA estamos interessados nos relógios inteligentes e buscamos aproveitar essa tecnologia para criar um aplicativo que possa ser útil aos astronautas. O desafio é desenhar a interface de usuário para uma aplicação de smartwatch que seja usada na Estação Espacial Internacional."

O aparelho usado como modelo pela agência é o Samsung Gear 2, e o pedido inclui apenas esboços da interface (wireframes). Portanto, não é preciso se preocupar com o código do projeto, já que a NASA não especifica se o modelo utilizado pelos astronautas será mesmo o Gear 2, que roda o sistema operacional Tizen. O mais importante nesta etapa é se concentrar na navegação, layout e funcionalidades do app.

A agência destaca alguns exemplos de funções úteis aos astronautas:

  • Um app que exiba uma agenda de atividades para os habitantes da Estação Espacial Internacional.

  • Uma ferramenta que mostre alertas por meio de um sistema de cores.

  • Uma aplicação que exiba o status de comunicação entre a Estação e a base.

A NASA ainda oferece mais algumas dicas para orientar o desenvolvimento: que o app ajude o astronauta a se concentrar na informação apropriada a determinada tarefa, aumentando sua eficiência, funcione em telas pequenas e utilize ideias inovadoras para exibir dados.

O projeto é uma parceria com o site Freelancer.com, e outros concursos similares estão abertos. Além de desenvolvimento de software há, por exemplo, disputas para a criação de logos.

Acesse agora o site de concursos da NASA!