Mudanças climáticas podem inundar nordeste brasileiro e mudar sua geografia


Nuvens

Mudanças extremas no clima planetário devem causar graves inundações no nordeste brasileiro nas próximas décadas, dizem pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). As conclusões são da equipe do professor Cristiano Chiessi, coordenador de uma pesquisa sobre os efeitos da redução da intensidade das correntes marinhas no Atlântico, causada pelas mudanças climáticas que já afetam o mundo inteiro. Ele compartilhou suas conclusões com a reportagem do Correio Online.

Essa transformação afetará diversos aspectos da geografia local – como fauna, vegetação, habitabilidade para humanos, além da viabilidade econômica de alguns tipos de plantação. No passado e ainda atualmente, o nordeste já experimentou crises sociais causadas por eventos climáticos, como a seca, intensificada pelo desmatamento da Zona da Mata.

Atlântico

A água mais quente no Atlântico pode ser vista nas proximidades do nordeste brasileiro; as mudanças climáticas tendem a aumentar sua temperatura e, consequentemente, o volume de chuvas na região

O aumento drástico das chuvas, previsto para ocorrer dentro de um período de trinta anos, se iniciaria com a diminuição da intensidade de correntes marinhas no Atlântico, fenômeno estudados há anos por cientistas climáticos. Isso aumentaria a temperatura do oceano nas áreas tropicais, assim como a intensidade do processo de evaporação – e, consequentemente, das chuvas. A mudança seria tão drástica que afetaria a geografia da região.

Ao observar as transformações do clima de forma objetiva e ouvir os pesquisadores, conseguimos montar um panorama mais claro de como essas mudanças no afetarão. Quanto mais preparados estivermos, melhor.

Fonte: Correio Online