Domínio da Netflix pode ter sido alvo de ataque de DNS como o do Google


Netflix

Usuários relataram nesta terça (3 de janeiro) ter se deparado com outro ataque de DNS como o que afetou mais cedo o domínio brasileiro do Google. Neste caso, o alvo teria sido a home da Neflix. Ainda não houve confirmação do problema por parte da empresa. No Facebook, usuários compartilhavam imagens de uma máscara usada no domínio principal da Netflix (netflix.com.br) para roubar dados dos usuários.

Inicialmente, o problema parecia afetar usuários GVT, que usam um sistema fechado que não permite a troca de DNS. Mas houve reclamação por parte de usuários TIM, também. Ainda não se sabe a extensão do problema e outros sites podem ser afetados. Por isso, o desenvolvedor Carlos Eduardo recomenda cautela com formulários suspeitos. "Páginas de login de banco, Facebook e meios de pagamentos podem ter sido alteradas também", diz Carlos.

No caso do usuário que registrou a imagem acima, ele tentou acessar a página principal do serviço de streaming (netflix.com.br) e foi redirecionado para esse outro diretório /pagamento/, que exibia um pop-up em que o usuário é encorajado a informar seus dados. Esse tipo de ataque é conhecido como phishing. Os acessos realizados como teste durante a apuração desta nota não apresentaram problema.

Por enquanto, vale redobrar a cautela. Neste site, você encontra informações sobre como se proteger de ataques de DNS. Lembrando-se que sempre é uma boa ideia navegar sob a proteção de uma VPN.