Livro grátis ensina a criar sistema operacional do zero


OS

Seja você usuário de Windows, Mac OS ou Linux, sistemas operacionais são a base do nosso relacionamento com os computadores. Eles criam interfaces amigáveis e rodam programas que nos permitem usar PCs, notebooks e smartphones sem que precisemos digitar linhas complexas de código. Apesar disso, sabemos muito pouco sobre o funcionamento dessas verdadeiras obras de arte da ciência da computação.

Para iluminar um pouco mais essa área de conhecimento, o desenvolvedor francês Samy Passé disponibilizou na web um livro digital grátis que ensina a criar um sistema operacional simples do zero.

Mais do que transformar o leitor no próximo Bill Gates, o livro tem como objetivo explicar as bases do funcionamento de um SO, por meio de um passo a passo prático.

O livro, diponível apenas em inglês, é uma obra em progresso, alerta Samy, e se baseia em um projeto antigo que o francês vem atualizando. Toda a obra está disponível na plataforma GitBook e, por ser aberta, pode ser traduzida e aproveitada para fins educativos.

"O objetivo é construir um sistema operacional muito simples baseado em UNIX na linguagem de programação C++, não apenas uma prova de conceito. O SO deve ser capaz de dar boot, iniciar um ambiente de uso e ser extensível", escreve Samy.

O projeto se baseia na arquitetura x86, a mesma utilizada como base para sistemas como MS-DOS, Linux e Windows. Ao longo dos capítulos, o livro conduz o aluno a criar seu próprio ambiente de testes e a instalar uma máquina virtual compatível com a arquitetura x86. Conceitos de manipulação de dados e uso de memória também são apresentados no curso.

Desenvolvedores com experiência podem aproveitar o livro para ampliar o conhecimento, enquanto novatos na ciência da computação e curiosos têm a chance de dar uma primeira espiada no que existe por baixo do capô das máquinas que utilizamos todos os dias.

Quer estudar mais sistemas operacionais? Adquira este livro, referência nos estudos da área!