Livro ABC++ introduz crianças ao universo da programação


ABC

Como um programador conta para seu filho pequeno o que ele faz da vida? Sabendo que “PHP” e “Java” são termos difíceis de explicar a uma criança, o desenvolvedor Alex Papadimoulis projetou um alfabeto infantil ilustrado que introduz alguns conceitos de programação. Ele o chamou de ABC++.

“O livro não trata de ensinar um bebê a fazer um programa, isso é besteira. Trata-se de criar uma maneira para os desenvolvedores de software se conectarem com crianças em suas vidas. Compartilhar um pouco do que eles fazem, em um contexto que realmente agradará às crianças”, diz o texto da campanha no site de financiamento coletivo Kickstarter.

O projeto arrecadou 15 mil dólares de um total de 5 mil dólares pedidos pelo autor. Infelizmente, por enquanto, só há versão em inglês.

ABC

Cada letra do alfabeto representa uma linguagem de programação, e vem com um “Hello World” escrito na sintaxe dela. As páginas são ricamente ilustradas, com desenhos de cores fortes. "As crianças vão amar seguir o Bug enquanto ele tropeça pelo alfabeto. Além disso, no pé de cada página teremos algumas histórias sobre os criadores ou circunstâncias envolvendo a linguagem”, diz o texto.

Quem tem filho ou simplesmente gostou do ABC++, pode conferir a página do projeto no Kickstarter para mais detalhes.

Confira também o vídeo da campanha (em inglês):