Komments é o sistema de comentários mais simples que você vai encontrar


Komments

Há diversos sistemas de comentário excelentes no mercado, muitos gratuitos, como o Disqus, e o plugin oferecido pelo Facebook. Mas quando o que se busca é simplicidade, o Komments se sobressai.

Lançado recentemente pela equipe da Hashrocket, o sistema se concentra nas funções mais essenciais – e oferece um simples código embedável que pode ser instalado em qualquer página. Basta acessar o endereço do projeto, criar uma conta gratuita e registrar o seu site.

Você terá acesso a um painel de controle com três abas: "pages", onde é possível monitorar cada url com o script instalado, "settings", para definir configurações básicas, e "embed code", onde está o código que será utilizado para inserir as caixas de comentário – basta copiar e colar.

O Komments lê Markdown, linguagem de marcação que tem ganhado cada vez mais espaço na web. A interface é simples, e se perder dentro do serviço é virtualmente impossível.

Essa simplicidade traz também algumas perdas. Quem já for usuário de outros serviços vai notar algumas ausências importantes, como a de uma ferramenta de análise de volume de comentários, e de opções de customização mais completas.

Saiba mais sobre o Komments na página do projeto.