Áudio: Hillary Clinton diz que EUA deveriam ter manipulado eleições palestinas


Hillary

Um áudio inédito gravado em 2006 pelo editor da publicação judaica Jewish Press revela que a então senadora Hillary Clinton sugeriu que os Estados Unidos deveriam ter manipulado eleições em território palestino e determinado os vencedores. A gravação, feita durante uma entrevista com a equipe editorial do Jewish Press, foi publicada pelo The Observer.

“Eu não acho que deveríamos ter apoiado eleições nos territórios palestinos. Acho que foi um grande erro”, diz Clinton. “E se fosse para apoiar a eleição, deveríamos ter garantido que faríamos algo para determinar quem venceria.”

Hillary se refere às eleições de janeiro de 2006 para o Conselho Legislativo da Palestina, que resultaram em vitória para o Hamas (74 assentos) sobre o Fatah (45 assentos), favorito dos EUA.

Eli Chomsky, editor do Jewish Press que participou da entrevista, diz ter ficado surpreso com o fato de que “qualquer um pudesse apoiar a ideia, apresentada por nada menos que uma líder política nacional, de que os Estados Unidos deveriam participar da manipulação de eleições estrangeiras”.

O áudio emerge em meio a acusações feitas pelo adversário de Hillary, o empresário Donald Trump, e pela organização WikiLeaks de que as eleições presidenciais dos Estados Unidos seriam manipuladas, um exercício de consolidação de poder, em vez de um processo democrático.

Escute o trecho do áudio em que Hillary sugere que os EUA deveriam ter alterado o resultado das eleições palestinas:

Fonte: The Observer