Fundador da Tesla e da SpaceX revela sua estratégia de aprendizado rápido


Foto: Thomas Hawk/Flickr

O empresário Elon Musk é muitas vezes retratado como um gênio, dotado de um cérebro descomunal que o permitiu lançar em poucos anos algumas das empresas mais relevantes do mundo atual: a fabricante de carros e tecnologia elétrica Tesla, o sistema de pagamentos online PayPal e a empresa de foguetes SpaceX, além de iniciativas mais recentes, como o sistema de transporte em alta velocidade Hyperloop e o projeto de conexão cérebro-máquina Neuralink.

Mas o próprio Musk admite que a história não é bem essa. "Acredito que a maioria das pessoas consegue aprender muito mais do que elas pensam que podem", disse o empresário alguns anos atrás, em uma entrevista aberta na Internet. "Elas se subestimam antes de tentar."

E mais: Musk compartilhou com os leitores o método que utiliza quando precisa aprender algo novo.

"Um pequeno conselho: é importante encarar o conhecimento como uma árvore semântica. Garanta que você tenha compreendido os princípios fundamentais, ou seja, o tronco e os galhos maiores, antes de chegar às folhas/detalhes, ou então não haverá uma base onde elas possam se sustentar."

Faz sentido. Assim, o conhecimento vai sendo adquirido de forma sólida, dos fundamentos aos elementos mais complexos. Na medida em que novas informações forem adicionadas com o tempo, elas sempre encontrarão sustento na plataforma fundamental. Esse, aliás, é o modelo utilizado pelo site Learn Anything, sobre o qual falamos recentemente.

Com a dica de Musk, agora você está pronto para aplicar essa tática ao seu próprio campo de atuação. Quais fundamentos você sente que ainda precisa dominar para estabelecer uma sólida árvore de conhecimento na sua vida?

Fonte: Inc. Magazine