Site ensina a programar para que você possa ajudar ONGs e conseguir um trabalho novo


freeCodeCamp

Há muitos sites bons na internet que ensinam a programar gratuitamente – Codecademy, Udemy, Udacity... Mas o freeCodeCamp se diferencia pelo objetivo bem definido: formar engenheiros de software que possam ajudar ONGs em troca de experiência, e que eles possam a partir daí usar esse aprendizado para conseguir trabalhos na área.

A estrutura do curso se assemelha à de outras iniciativas na mesma área, mas com carga horária um pouco mais extensa. Ao todo, o programa oferece 1 600 horas de desenvolvimento web, contando com exercícios práticos e as horas de trabalho dedicado às ONGs, ao final.

O objetivo, segundo os criadores do projeto, é ensinar JavaScript "full stack" – um conjunto completo de ferramentas que inclui o frameworks AngularJS do Google e web apps. O mapa completo do curso, com os tópicos de cada lição, pode ser visualizado em uma das abas.

Atualmente, há 23 mil alunos inscritos. Para participar da comunidade, o usuário é incentivado a se increver na página do freeCodeCamp no Slack, onde ele pode se apresentar, interagir com outros alunos e fazer perguntas.

Saiba mais sobre o freeCodeCamp no vídeo abaixo, ou se inscreva para começar a aprender agora.