Faça um passeio por Plutão em realidade virtual


Plutao

A realidade virtual será uma das grandes plataformas da computação no futuro – grandes fabricantes de chips, como a AMD, já se preparam para essa onda, projetando novos equipamentos adaptados às exigências da tecnologia de RV, sinal de que sua demanda no mercado só deve crescer.

Hoje, uma das principais lacunas para que a realidade virtual decole definitivamente é a do conteúdo – material relevante ao usuário que possa ser consumido em RV. Essa também é a opinião de Roberto Brandão, country manager da AMD Brasil e diretor de canais para a América Latina, em entrevista à Hackpedia.

Mas, aos poucos, a coluna começa a ser preenchida por novos formatos de conteúdo de imersivo, como este passeio pela superfície de Plutão publicado pelo jornal americano The New York Times:

A equipe por trás do vídeo utilizou imagens capturadas pela sonda New Horizons durante seu passagem pelo planeta anão, em 14 de julho de 2015. Mesmo se você não possuir um equipamento de realidade virtual, como o Rift da Oculus ou o Google Cardboard, ainda é possível fazer o tour em 360 graus apenas com o smartphone.

No vídeo, podem ser vistas do alto cadeias de picos marrons e vermelhos, planícies congeladas e crateras que marcam a geografia de Plutão. Em um segundo momento, o espectador é levado à superfície do planeta anão, de onde se avistam montanhas de gelo congelado, tão altas quanto as Rochosas da América do Norte.

O vídeo completo pode ser acessado por meio do aplicativo de realidade virtual do New York Times, mas a prévia disponível no Facebook já vale.