Esta casa modular parece ideal para fugir da cidade e viver na natureza


Viver em grandes centros urbanos parece mais insustentável a cada dia. Superpopulação, problemas de violência e poluição espremem diariamente as bilhões de almas que vivem nas grandes capitais do planeta. Por isso, um número crescente de pessoas busca alternativas, um modelo de vida que seja menos degradante, mais conectado à natureza e ainda assim aconchegante.

Entra aí o Minimod, criação do escritório de arquitetura MAPA, localizado em Porto Alegre e Montevidéu, Uruguai. Essas residências pré-fabricadas se baseiam em cômodos de 3 x 3 x 3 metros, que podem ser combinados para atender às necessidades dos moradores. Veja alguns exemplos de plantas:

Minomod Minimod Minimod

Eles foram projetados com o intuito de serem inseridos em um ambiente cercado pela natureza, com design simples, que busca integrar ambiente interno e externo por meio de grandes painéis de vidro. O resultado é lindo:

Minimod

Minimod

Minimod

Minimod

"Minimod é o refúgio primitivo com uma releitura contemporânea", diz o texto de apresentação do projeto. "É a tecnologia aplicada à experiência da paisagem. Um dispositivo silencioso que renuncia ao protagonismo para potencializar a relação entre usuário e paisagem."

Quem quiser um Minimod para si pode montá-lo como um brinquedo: há um módulo aberto de varanda, que serve de acesso e para descanso, assim como um dormitório com cama e outro com beliche. Um módulo multiuso inclui lareira, e o banheiro pode vir com ou sem banheira:

Minimod

Depois que os módulos forem escolhidos e o modelo desenhado, começa a produção. O escritório garante que o Minimod fica pronto em até 60 dias e, depois de viajar até o local onde será instalado, a implantação leva um único dia. Os preços das casas modulares ficam disponíveis sob consulta.

Gostou? Some ao Minimod um conjunto de painéis solares, bateria de armazenamento de eletricidade, um plano de Internet via satélite, uma horta para cultivar seu próprio alimento, uma fonte de água potável e pronto: você estará pronto para viver confortavelmente longe dos centros urbanos.

Fonte: Casa Vogue