Elon Musk exibe prévia do novo veículo da Tesla: o SUV compacto Model Y


O CEO da fabricante de veículos elétricos e equipamentos solares Tesla, Elon Musk, participou nesta terça-feira (6 de junho) de uma reunião com acionistas para compartilhar os últimos avanços e novidades da empresa, que tem se mostrado um verdadeiro rolo-compressor sobre a concorrência.

Musk deu detalhes sobre o início das entregas do Model 3, seu sedã compacto elétrico de quatro portas, cuja missão é tornar a marca mais acessível ao grande público. O veículo começa a sair da fábrica no fim do mês que vem, e sua customização será inicialmente limitada, principalmente à cor e ao tipo de roda, para evitar um erro que a empresa cometeu, nas palavras do CEO, ao ampliar demais o leque de possibilidades de customização do SUV Model X.

Mas o destaque da reunião foi uma imagem, exibida por Musk, do misterioso Model Y, um SUV compacto, intermediário entre o Model 3 e o Model X, que deve ser lançado em 2019. A foto mostra apenas a parte frontal do veículo coberta por sombras, mas dá uma ideia do seu visual. Ele terá um sistema elétrico mais simples, e será projetado sobre uma nova plataforma, ao contrário do que se especulava, de que ele seria fabricado sobre o projeto do Model 3.

"Há uma série de melhorias de fabricação realmente importantes que podem ser obtidas [ao se utilizar uma nova plataforma] e que nos permitem construir o carro de uma maneira que nunca foi feita antes", disse Musk.

Elon Musk

O CEO deu também uma atualização sobre a tecnologia de semi-piloto automático dos veículos da Tesla, uma versão mais simples do hardware, que equipa os modelos mais antigos da empresa. Ele afirmou que o sistema está quase no mesmo estágio em que se encontrava antes de ter rompido com a fabricante israelense Mobileye. A separação veio depois do acidente fatal com um Model S, cujo motorista utilizava o piloto automático no momento da batida. As duas empresas brigaram sobre a responsabilidade, e terminaram se separando, o que obrigou a Tesla a desenvolver sua própria tecnologia de radar.

"Foi definitivamente difícil transitar entre o chip de visão da Mobileye para o sistema interno da Tesla, mas acredito que estamos quase lá", disse.

Por fim, Musk falou sobre os caminhões elétricos da empresa, que serão demonstrados durante um evento em setembro. Os veículos foram projetados em parceria com algumas das principais empresas consumidoras, para garantir que suas necessidades fossem atendidas. "Não é um segredo", disse Musk, que deu a entender que o evento de setembro também pode reservar algumas surpresas relacionadas a outros produtos da Tesla.

Fonte: The Verge