Descubra quais as chances de você ter o emprego roubado por um robô


A automação da economia é um fenômeno que já vem ocorrendo há anos. E a perspectiva é de que esse processo continue se desenvolvendo progressivamente, com máquinas cada vez mais sofisticadas e capazes de desempenhar papéis tradicionalmente ocupados por humanos. Nesse cenário, é bastante razoável perguntar: "será que meu emprego será roubado por um robô?"

O especialista em automação e inteligência artificial Artur Kiulian, autor do livro O Robô É o Chefe: Como Fazer Negócios com Inteligência Artificial, lançou um site que ajuda a responder essa pergunta.

Ao acessar a página, o usuário é convidado a informar a sua profissão. Depois, o sistema consulta uma base de dados, construída a partir da análise de diversos fatores, como a probabilidade de essa profissão ser submetida a um gerenciamento algorítmico, ou seja, baseado em inteligência artificial.

Jornalistas, aparentemente, escaparão do apocalipse das máquinas. As chances de profissão ser automatizada são baixas, segundo o site.

Robôs

Para engenheiros, as notícias são ainda melhores: os robôs se tornarão os melhores amigos desses profissionais, auxiliando-os no desempenho de suas tarefas. Já no caso de bibliotecários, por exemplo, as notícias não são tão boas...

E a sua profissão? Tem chances de ser assumida por robôs inteligentes? Confira a resposta no site.