Depois de gastar bilhões em bombas, Coreia do Norte não tem dinheiro para livrar população de enchentes


North Korea

Depois de gastar bilhões de dólares nos últimos anos com a pesquisa, desenvolvimento e teste de armas nucleares, a Coreia do Norte pediu ajuda financeira internacional para socorrer a própria população, atingida por severas enchentes. O país não tem dinheiro suficiente para ajudar o seu povo.

Atualmente, estima-se que um quarto do produto interno bruto norte-coreano seja destinado às forças armadas, tendência que se manteve nos últimos anos. O resultado é uma nação faminta, sem recursos, e vulnerável a toda sorte de desastres.

As enchentes atingem o país desde o final de agosto, causadas por fortes chuvas na região do rio Tumen. Segundo informações fornecidas pelo governo norte-coreano, 133 pessoas morreram e 395 estão desaparecidas. Mais de 35 mil casas foram destruídas, e 107 mil pessoas foram obrigadas a se mudar – números que ilustram a grande dimensão da tragédia.

Enquanto isso, o ditador Kim Jong-un ainda comemora a realização do quinto teste nuclear, realizado pelas forças armadas do país no dia 9 de setembro.

Parabéns, Kim.

Parabéns

Fonte: The Mirror