Crie APIs a partir de páginas na web com o Kimono Labs


Kimono Labs

Quem utiliza ferramentas de webcrawling como o Scrapy precisa conhecer o Kimono Labs, um serviço que cria APIs a partir de sites em poucos segundos, com ajuda de um sistema simples, intuitivo e automatizado. A dica é dos colegas do Code Simply.

Lançado em janeiro de 2014, na Califórnia, o Kimono Labs leva o webcrawling a um novo patamar de simplicidade. Nenhuma linha de código é necessária, e todo o processo se dá a partir de uma interface amigável, que exige apenas um cadastro rápido e a instalação de uma extensão para o Google Chrome.

Depois disso, basta escolher a página que você queira utilizar para extrair os dados da sua API. Com um clique sobre a extensão recém-instalada, uma barra auxiliar será exibida no navegador, e você pode selecionar com o mouse cada elemento da página que queira usar como fonte. É possível escolher vários "pedaços" do site, elaborando coleções separadas.

Kimono

O Kimono Labs está pronto para gerar sua API. Ao clicar em Done, o serviço gera uma URL com um painel de controle, onde você pode exportar os dados capturados em formato CSV, RSS e JSON. A empresa permite até que você crie uma aplicação web com esses dados, hospedada no domínio dela. O crawling pode ser feito manualmente, ou em rotinas automáticas diárias ou semanais.

Kimono Painel

O Kimono Labs é gratuito, e já foram anunciados dois tipos de planos corporativos pagos, que incluirão ferramentas adicionais, e uma capacidade maior de extração de dados.

Saiba mais sobre o Kimono Labs na página da empresa.